Do voto ao marketing em Irecê: Quem está por trás da vitoriosa e histórica campanha de Elmo?

Do voto ao marketing em Irecê: Quem está por trás da vitoriosa e histórica campanha de Elmo?

Uma eleição vai muito além do mero e importante pedido de voto por parte do candidato. Fazer com que seu discurso, suas ideias, seus projetos cheguem ao público eleitor é um trabalho nada fácil de quem cuida de um dos setores cruciais de uma campanha diferente. O marketing foi essencial em um período eleitoral em meio a uma pandemia. Esse foi um toque exemplar empreendido pela campanha de reeleição do prefeito de Irecê, Elmo Vaz. Uma das figuras que agiu nos bastidores e viveu a intensidade, assim como o socialista, foi Robson Rodrigues. 
 
A contribuição da vitória marcante na história política da "Terra do Melhor SãoJoão do Mundo" ganha mais proporção pela passagem de uma eleição em plena pandemia. O candidato conseguiu chegar forte no porta a porta, nos rincões do município pelo rádio e, principalmente, pelas redes sociais. 
 
Robson Rodrigues, profissional com 20 anos de experiência em marketing político e comunicação de governo, é ex-assessor parlamentar do deputado estadual Tom Araújo. Esteve à frente da comunicação da prefeitura de Conceição de Coité entre os anos de 2002 e 2004, na prefeitura de Irecê entre os anos de 2006 e 2008 e fez campanhas vitoriosas de deputado estadual e prefeitos de vários municípios baianos, a exemplo de Porto Seguro, em 2016. Também fez campanha institucionais de prefeituras e aqui em Irecê campanhas importantes como o São João de Irecê, dos Voluntários do Sertão e “Eu amo Irecê”. 
 


Para ele, mais que um currículo, é importante viver o momento, a cidade e o seu público. “De nada vale ter anos de experiência se não for para assumir a campanha com o coração. O meu trabalho em Irecê vem sendo realizado há anos, mas eu sempre busco conhecer ainda mais as pessoas, o que elas pensam, o que elas querem, o que elas sentem. ”, afirma. 

 
"Além dos conceitos em jingle, fotos, textos e clipes, o marketing da campanha de Elmo foi pautado em muita criatividade. “O pai tá on”, por exemplo, fez com que toda a Irecê vibrasse junto ao candidato, por ser uma gíria moderna, mas casou perfeitamente com Elmo, afinal, ele é um prefeito que está sempre disponível e presente, tanto nas redes sociais quanto pessoalmente. Sem contar que, neste período, muita gente conheceu um lado do candidato à reeleição que não fazia ideia que existisse, e as redes sociais foram peças-chaves para isso", explica Robson. 
 

O marqueteiro pontuou que uma boa história tende a impulsionar ainda mais uma campanha. “Não se faz uma campanha vitoriosa sem uma boa história para contar, sem uma boa imagem para mostrar e uma boa equipe para trabalhar.". Ainda sobre a equipe, Robson destacou a atuação de Dara Passos, uma guerreira de 21 anos que foi meu braço direito durante a campanha e integrou completamente, e vestiu a camisa da campanha, de forma única.  

 

"90% da nossa campanha foi feita de forma orgânica, os clicks foram dos momentos mais sinceros, a produção de conteúdo sempre voltada para a linguagem do público de Elmo, a participação firme dos eleitores nos programas de rádio e a maioria dos vídeos foram produzidos com celular, de momentos do candidato e dos eleitores. A minha especialidade de fato é fazer a análise real de comportamento, de público, e trazer a linguagem própria de cada lugar, de cada cidade, de cada momento. ”, pontuou Robson.


 
Questionado sobre os ataques da oposição durante a campanha, Robson disse que o foco sempre foi a vitória, não a "briga" e citou Sun Tzu:

"A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar". 
 
A figura do marqueteiro assumiu um papel principal para a definição do resultado final das urnas. Desde o início, quando a campanha de Elmo foi lançada sem o sobrenome, foi perceptível sua maior aproximação com o público, sobretudo pela presença do maior símbolo que toda a campanha teve: o coração.  
 
O marketing, como um todo, foi limpo, bem feito, bem pensado e bem trabalhado, tanto é que todos os eleitores abraçaram as ideias do início ao fim. “Nosso maior prêmio, além da vitória histórica, e da maior frente de votos numa eleição é, com certeza, o reconhecimento do nosso trabalho por Elmo, pelos colaboradores, e, principalmente, pela população. Agradeço a Deus por tanta Luz; a Elmo pela confiança depositada; a Jazon, coordenador geral e a todos que direta ou indiretamente colaboraram com a vitória de Irecê. ”, finaliza Robson. 
 
O que sabemos agora é que as próximas campanhas em Irecê precisarão além dos candidatos, de bons especialistas.  Não dá mais para brincar de fazer campanha. 

POR PASCOAL FERREIRA

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.